Pão-de-ló

A galera pediu e aqui está, receita super rápida, fácil e versátil. Porém deve ser feita com atenção.
A massa pão-de-ló pode ser usada em diversas preparações_ rocamboles, bem-casados e o clássico bolo de aniversário. Você pode alterar o sabor da massa utilizando as tão conhecidas como essências líquidas, eu por exemplo, nesta época do ano, adoro usar a de panetone, pois da um gostinho de frutas e um toque especial.


Quer modificar a cor? Use gotinhas de corante na massa, seu bolo vai ficar bem divertido.
Já sei, quer fazer um bolo tipo floresta negra com a massa de chocolate? Ok, acrescente três colheres de sopa de chocolate em pó e cinco colheres de sopa de água.


Vamos a nossa receita!?
Ingredientes
8 claras
8 gemas
8 colheres de sopa cheias de açúcar
8 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de açúcar
1 colher de chá de essência de seu gosto.

Modo de preparo
Bata em uma batedeira, em velocidade média, as claras em ponto de neve. Acrescente as gemas uma a uma, sempre batendo. Aumente a velocidade e vá acrescentando o açúcar, também aos poucos.

Com o auxílio de um fouet, misture a farinha delicadamente e também aos poucos, colher por colher, a essência e o fermento.
A massa deve ficar bem aerada e homogênea.

Coloque em uma assadeira untada com farinha de trigo ou com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média por 10 a 15 minutos, ou até corar.

#Ficaadica:
1ª_ nunca unte a lateral de sua assadeira somente o fundo. Por que? Simples: a massa é muito leve, quando untamos a lateral da assadeira a massa se desgruda e acaba encolhendo. O mesmo vale para o uso do papel manteiga, utilize somente no fundo.
2ª_ vai fazer rocambole? Ok, nunca use recheio quente, pois ele irá solar sua massa. No caso da goiabada, por exemplo, derreta com um pouco de água e deixe esfriar bem.
3ª_ ainda no rocambole, para que o mesmo não rache_ assim que retirar do forno sua massa, desinforme sobre uma pano de prato, limpo, levemente umedecido e polvilhado de açúcar, coloque o recheio de sua preferencia e enrole.
4ª_quer congelar sua massa? Ok, espere esfriar totalmente, passe filme plástico, envolvendo toda a superfície e congele, mas lembre-se essa massa só poderá ser usada para bolos recheados.

Beijos e até a próxima.

Comentários