MEMÓRIAS AFETIVAS



O que são memórias afetivas?


"Uma memória afetiva pode se desenvolver a partir de uma percepção sensorial como um odor, um som, uma cor, desde que tal percepção esteja ligada a um mo-mento afetivo importante. O resgate da memória afetiva é fundamental no nosso processo de desenvolvimento psicológico, de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal."
O Resgate da Memória Afetiva - Portal da Psique


"A memória afetiva é aquela que compreende lembranças sensoriais e emocionais, e vem à tona por meio de sons, cores, cheiros, sabores, sempre ligada a um momento importante do passado. Com decoração e tudo que está ao seu redor não é diferente.26 de fev. de 2019"


A memória afetiva é aquela que nos afeta e não aquela que nos alfineta.


    Eu penso que é tudo isso e mais um pouco... Essas memórias nos trazem esperança, um colo, um chamego. Traz aquele sorriso bobo no canto da boca, aquele olhar perdido num vazio cheio de coisas.
Saudades de um tempo que não voltará, aquele aperto no coração, mas de felicidade.
    Memórias com comida então, nem se fala. Essas são incontáveis.  Na maioria das vezes traz nosso apreço pela família.

    E é sobre essas memórias gastronômicas que que falarei um pouco.
    Quem não gosta daquele cheirinho, que invade a casa toda, daquela comida fresquinha? O tempero do feijão, nada exótico, apenas alho picadinho sendo dourado no óleo quente. (humm) E aquele aroma de um bolo recém tirado do forno? Pipoca estourando! (minha mãe sempre implicava com o cheiro, que tomava a casa toda😋😁, sinto falta disso!) A barraca de pastel na feira é quase um delírio, impossível não comprar pelo menos um.
 Café passando pela manhã, pãozinho assando no final da tarde na padoca, milho verde no carrinho, coquinho queimado no ambulante, aí quem nunca sentiu esses aromas não sabe o que é viver. Isso sem contar aquelas receitas mais tímidas nos seus aromas, mas não nos seus sabores.
    Podemos começar pelo clássico de domingo, e não estou falando do frango assado, e sim do pudim de leite condensado. Temos também outra iguaria, que tem até patente, sim é ele, o nosso brigadeiro. Um outro prato que me traz muitas lembranças é o nhoque, esse eu sempre ajudava minha mãe quando pequena, e hoje sei o ponto da massa de olhos fechado.
 



    E todo mundo também tem aquela receita de família. Aquele prato que é preparado em reuniões ou datas festivas como aniversários, Natal, Páscoa, etc. É aquele que não pode faltar de forma alguma, que muitos já ficam até contando nos dedos os dias para poder saborear, quem nunca!? Receitas que escondem verdadeiros tesouros, e que são passadas de gerações a gerações, e executadas da mesma forma sempre, se tornando quase um ritual sagrado. (gosto disso) Posso citar algumas da minha família: Bacalhoada, Manjar de côco, Gelatina colorida, Bolo gelado, Feijoada, Camarão na moranga, são tantas... 
    Estamos em Junho e essa época do ano fica marcada pelo aroma das Festas Juninas, e aí temos um carrossel de memórias: paçoca, pinhão, maçã do amor, caldo verde, canjica, amendoim torrado ou caramelado, bolo de mandioca, curau, vinho quente, quentão, arroz doce, cuscuz, aí gente é comida que não acaba mais, e tenho certeza que alguma lembrança com alguma dessas delícias você também deve ter.
    Eu ficaria aqui falando desse assunto, que na minha opinião, é simplesmente delicioso. O coração vai a mil, pois o mais precioso disso tudo é o recordar, fechar os olhos e deixar a mente fluir. Muito bom!  Espero que tenham gostado, mas agora é com vocês. Quais são suas memórias afetivas? Cheiro de casa nova? Um perfume? Um lugar? Compartilhe.
    Algumas dessas delícias citadas aqui, colocarei a receitinha com o passo a passo, aqui no blog, é só acompanhar.
Um super beijo e até a próxima.💋🍮😘
    


Comentários