AMANTES DA BOA COZINHA... AQUI VOU EU!!!

RECEITAS TESTADAS, APROVADAS, SABOREADAS E MUITO MAIS...


SEGREDOS E DICAS PARA PRATOS QUE PARECEM COMPLICADOS FAZEREM SUCESSO EM SUA CASA...



terça-feira, 3 de novembro de 2015

Macarons

Olá, galera.

A receita de hoje é realmente muito intrigante.
Macaron! O quê!? Isso mesmo: Ma-ca-ron, são  lindos, perfeitos, podemos até comparar com o famoso caviar... nunca vi, nem comi, eu só ouço falar e por aí vai.
De origem francesa, ele é considerado um petit four, umas das receitas mais bem-sucedidas das últimas décadas, de acordo com o autor do livro "Pâtisserie em casa"- Editora Senac_ Will Torrent. Nesse livro ele dá muitas dicas de todo o preparo, fiquei muito curiosa e resolvi tentar, não antes, é claro, de comparar a receita deste livro com uma outra do livro "Guia Gourmet- Doces Internacionais"_ Editora Casa Dois, e pude observar algumas peculiaridades.
Enfim, resolvi fazer a receita do Pâtisserie em casa, e o resultado não foi lá  "puxa vida que macaron!", mas deu pro gasto. Confere lá no final.


Ingredientes (rende cerca de 30 unidades)

175g / 1 3/4 de xícara (chá) de amêndoas moídas
175g / 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
50g / quase 1/4 de xícara de claras (1-2 claras)
100g / quase 1/2 xícara de claras (aproximadamente 3 claras- e sim repete-se as claras)
200g / 1 xícara de açúcar refinado
1 colher de chá de essência de baunilha



Você irá precisar também de:
cortador redondo de 4 cm de diâmetro
saco grande para confeitar  com bico tipo perlé (o que é redondinho)
assadeiras forradas com papel-manteiga
folha de papel branco - A4- sulfite
lápis


Antes de começar a preparar sua receita, pegue o cortador e a folha e papel. Risque em volta do cortador para fazer fileiras de círculos no papel, deixando um espaço de um cm entre cada um.
Esse será seu molde para os macarons.

Modo de preparo da receita:

Coloque as amêndoas moídas e o açúcar de confeiteiro em um processador de alimentos, e bata até virarem um pó fino. (Eu usei o liquidificador). Passe para um recipiente com os 50g de claras e bata com uma espátula até formar uma espécie de pasta. Reserve.

Coloque os 100g de claras em outro recipiente (resistente à alta temperatura) e bata com uma batedeira até formar picos moles.
Deixe uma panela pequena pronta no fogo com quantidade de água um pouco abaixo do ponto de fervura.
Coloque o recipiente em cima da panela, tome cuidado para a base não entrar em contato direto com a água. Acrescente o açúcar e as claras e continue batendo até que comece a ganhar volume.
Retire a tigela do banho-maria e bata com a batedeira até que fique espesso, brilhoso e frio.
Acrescente a baunilha. Incorpore delicadamente a mistura de amêndoas reservada, usando uma colher grande de metal e tomando cuidado para não mexer demais.
Nesse momento, você pode acrescentar os sabores e corantes de sua escolha. (eu coloque 1 colher de chá de chocolate em pó- eles ficaram levemente beges)

Coloque o molde de papel entre a assadeira e o papel-manteiga. Insira a mistura para macaron dentro do saco de confeitar e modele bolinhas, levemente achatadas, usando o molde como base. Retire o molde debaixo do papel-manteiga com cuidado quando acabar.
Etapa importante: 
Deixe descansar por 30-60 minutos para firmar e formar uma película.

Preaqueça o forno a 160 °C. Asse os macarons com a porta entreaberta por 10-12 minutos, verificando sempre se eles estão dourando muito rápido. (eu deixei quase uns 25 minutos em fogo médio, e após os 10 primeiros minutos com a porta entreaberta, resolvi fechar totalmente, para que os macarons pudessem crescer, sempre de olho)

Retire-os do fogo e deixe que esfriem completamente ainda na assadeira.

Eles podem ser recheados de acordo com o seu gosto, eu usei ganache de chocolate ao leite.

Nenhum comentário: